segunda-feira, 25 de março de 2013

Câmeras vão flagrar quem joga lixo nos canais de Olinda

Câmeras vão flagrar quem joga lixo nos canais de Olinda (Foto: Divulgação / Prefeitura de Olinda)

Câmeras vão flagrar quem joga lixo nos canais de Olinda (Foto: Divulgação / Prefeitura de Olinda)

A Prefeitura de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, vai instalar câmeras no entorno dos canais da cidade para flagrar quem despeja lixo nos cursos-d’água. O objetivo é inibir a colocação de entulhos que entopem as galerias e trazem imensos transtornos no período do inverno. A ação faz parte do plano de manutenção e começa, nesta terça-feira (26), pelo Canal dos Bultrins, um dos maiores do município.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Manoel Sátiro, Olinda possui 34 canais. “Vamos colocar de 3 a 4 equipamentos no Canal dos Bultrins e ver como funciona a experiência, antes de ampliar a ação. Ainda deixaremos a guarda municipal de prontidão no local. A movimentação será monitorada por uma central de monitoramento”, adianta.

Manoel Sátiro acrescentou que a limpeza dos cursos-d’água do município começou em janeiro passado. “Já removemos entulhos dos canais de Bultrins, da Avenida México (em Rio Doce), da Avenida Colibri (Rio Doce) e da Malária, que vai do Varadouro até Jardim Brasil. Agora, nesta fase, além da colocação de câmeras, vamos recuperar a vegetação, as calçadas e trocar as lâmpadas”, garante.

A revitalização do Canal dos Bultrins começa no trecho próximo ao cruzamento da Avenida Chico Science com a PE-15. De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, quem for flagrado jogando lixo na área será notificado e, posteriormente, multado. “O valor varia de acordo com o produto e a quantidade descartada no canal. A pessoa também poderá ser autuada por crime ambiental”, explica Manoel Sátiro.

Atualmente, apenas o Sítio Histórico de Olinda é monitorado por câmeras da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco para flagrar e inibir ações criminosas na área.

fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário